Você sabia que pode perder seu 13o salário?

O 13º salário foi implementado no Brasil em 1962, durante o governo de João Goulart, pela Lei 4.090/62. É um direito previsto pela nossa Constituição Federal e também é pago a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social. 

O pagamento do 13º salário pode ser feito em uma única parcela ou em duas, conforme a decisão do empregador. Se o pagamento for em uma única parcela, deve ser feito até 30 de novembro. Se for em duas parcelas, a segunda deve ser paga até 20 de dezembro.

Ou seja, mês de novembro aqueles que são regidos pela CLT ou tem direito ao benefício estarão com as contas bancárias com saldos maiores. Mas o ALERTA é que você pode perder seu 13o salário. Isto porque, conforme a literatura em finanças comportamentais (fartas evidências indicam este cenário), não sabemos com valores extras.

No meu ensaio Sociedade do Fracasso e da Frustação tive a oportunidade de explicar que: “Bolsas de cooperação, horas extras e plantões médicos são diluídos numa velocidade proporcional ao pouco cuidado com o futuro. Sendo uma maneira de compensar o esforço da atividade extra, e
uma decisão que em nada contribui para formação de poupança.

Mas retornando as contribuições das finanças comportamentais fica evidente que a renda extra (e o 130 salário e extra) é vista como dinheiro “fora” do orçamento e por conta disto ele é gasto. Para que você compreenda melhor, o professor Michael Landsberger da Universidade de Haifa, em Israel, analisou bônus mensais recebidos por 300 israelenses como renda extra para reparação de danos da Segunda Guerra Mundial. Na pesquisa o professor percebeu que a maior parte dos beneficiários gastou mais do que a renda extra.

Na prática R$ 100,00 obtidos como prêmio de loteria não parecem ser os mesmos R$ 100,00 obtidos em nosso salário. A tal da contabilidade mental parece separar em nossa “mente” o dinheiro dando destinos diferentes a eles. No fundo dinheiro é dinheiro e deve, através de um planejamento adequado, ter seu destino bem definido.

Com meus alunos, durante mais de 20 anos de docência a maior parte deles diz incorporar o 130 salário aos gastos com as festas de final de ano. O engraçado é que durante o ano conseguimos dar contas das nossas contas do mês com o salário do mês anterior e, no final do ano, parece que nossas contas aumentam. Por que será?

Embora isso não faça o menor sentido, aconselho no final do ano você ficar atento ao seu 13o salário, caso contrário você irá perder o boa oportunidade de formar sua poupança.

Espero que tenham gostado.

Deixe um comentário

Only people in my network can comment.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima