g12efb9c3bf602b30c3cc704d17a88ee57a0bb1a05c539e99be705d39d2101ab68d8f6657e5c9567c5195ab6c8854e70f_1280-256312.jpg

Rentabilidade superior ao do mercado financeiro?

No período em que houve o impeachment de Dilma Rousseff, passando pela polarização política a partir de 2018, mudanças de governo, virada na tendência de baixa da taxa básica de juros e crise de crédito de empresas nacionais, conjuntamente no exterior, com a volatilidade agravada pela eleição de Donald Trump, a guerra comercial entre Estados Unidos e China, a inflação global e a indefinição em relação à taxa de juros americana somada à pandemia e seus efeitos sobre as cadeias de abastecimento o mercado financeiro viveu por períodos de oscilações em relação a rentabilidade.

Mas o que esses gestores financeiros tinham à sua disposição? Em teoria (1) os históricos dos preços ou das rentabilidades dos ativos financeiros; (2) informações contábeis das empresas ou do governo além (3) das informações referentes ao cenário financeiro nacional e internacional.

Considerando que o mercado é eficiente, de modo que não é possível ter ganhos maiores do que aqueles prestados pelo mercado, pode-se supor que os fundos de investimentos tenham proporcionado ganhos compatíveis com aqueles do mercado. Ou seja, ganhos compatíveis com as taxas de juros de referência do mercado ou dos índices das bolsas de valores.

No entanto, se considerarmos que os livros textos de finanças tratam o mercado eficiente (Hipótese do Mercado Eficiente) sob a forma semiforte, podemos pressupor que há margem para que alguns gestores consigam ganhos superiores as referencias do mercado financeiro. Lógico que isto deve ser visto num horizonte de tempo que privilegie o longo prazo.

Logo, se formos privilegiar o longo prazo é possível encontrar, conforme reportagem do Valor Econômico, fundos de investimentos que se destacaram desde 2016. Há uma frase clássica que nos diz que conseguimos diferenciar sorte e habilidade pelo tamanho da amostra. De outra forma, ter resultados favoráveis (maiores do que o mercado financeiro) em intervalos curtos não ajuda a identificar habilidade na gestão (pode ser sorte).

Na reportagem são diferenciados alguns gestores e dentre diversas categorias aquelas relacionadas com o mercado de capitais. Assim, o Guia Valor Fundos de Investimentos citado na reportagem destaca aqueles que fizeram uma entrega maior de rentabilidade.

No livro Proteja-se de você mesmo e bata o mercado de ações no longo prazo (Editora Ciência Moderna) faço algumas observações sobre saber lidar com estatística, ter autocontrole e visão de longo de prazo. Com certeza, essas características foram fundamentais para que o trabalho desses gestores fosse reconhecido no Guia.

Espero que tenham gostado e, na dúvida, antes de investir através de dicas das redes socias ou cursos rápidos veja a possibilidade de contratar um bom gestor.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?