Próxima temporada de Balanços. Você sabe o que fazer com tanta informação?

No livro Proteja-se de Você mesmo e Bata o Mercado de Ações no Longo Prazo tive a oportunidade de escrever que: “as demonstrações padronizadas (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa além da Notas Explicativas) busca revelar o patrimônio da Sociedade Anônima num dado período.

Professor, você não exagerou em tanta informação? Acredito que sim, mas foi proposital para descrever que o volume de informação sobre uma Sociedade Anônima requer análise apurada. Entender da saúde financeira de uma Sociedade Anônima requer conhecimento e experiência.

Na reportagem Dívida mais cara e economia aquecida refletem nas ações das mais alavancadas, da jornalista Érica Polo, fica claro para os assinantes da Capital Aberto que boa parte das ações já tenham precificado antecipadamente movimentos do período encerrado em setembro, mas agora os olhares estão atentos às “radiografias” reais para atualizar projeções.

Uma vez que as Sociedades Anônimas são obrigadas a divulgarem suas informações contábeis (temporada de Balanço), entre 30 a 45 dias após o encerramento do trimestre, e como estamos no mês de outubro, a reportagem está considerando o terceiro trimestre do ano de 2024 (julho – agosto – setembro).

Mais do que isso, Um dos indicadores citados pela reportagem é o de dívida líquida relacionado à geração de caixa – o primeiro afetado pela mudança de rota da Selic e, o segundo, pela tração da economia.

Logo, a questão que contribui para a volatilidade nos preços das ações é dada por qual desses fatores (taxa de juros ou desempenho da economia) poderá afetar mais a alavancagem (efeito do capital de terceiros no Lucro por Ação ou LPA) das sociedades anônimas?

Então, na definição das ações que compõem ou podem compor sua carteira de ações, é preciso compreender indicadores financeiros e segmento econômico para atualizar (ou até mesmo manter) as projeções sobre os preços. Para isso existem métricas e muitos atalhos.

Como não recomendo os atalhos e discutir tais métricas requer uma análise robusta o caminho no livro é o de contratar um gestor de investimentos. Desfrute algumas vantagens, terceirizando essas tarefas para quem entende do mercado de ações. Honestamente, o trabalho é árduo para o volume de informações disponíveis.

Espero que tenham gostado.

Deixe um comentário

Only people in my network can comment.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima