piggy bank, gold, money-2889046.jpg

Por que temos dificuldades em formar poupança?

Em recente publicação no Linkedin Notícias 39% dos brasileiros entrevistados afirmam que não conseguem realizar poupança (postergação de consumo) pois não sobra nada da sua Renda. Em economia a Renda pode ser vista como salários, aluguéis, juros (advindos de aplicações financeiras) e participações em outras atividades a exemplo do lucro e ou recebimentos de dividendos (para acionistas).

Não há como esgotar esse assunto num artigo, mas algumas hipóteses podem ser levantadas e, uma delas é que somos inclinados para escolhas de curto e prazo (impacientes). E se voltarmos ao passado (1834), o Economista John Rae já afirmara que a nossa maneira de tomar decisões no tempo – escolha intertemporal – era proveniente de um conjunto de fatores que ou promoviam ou limitavam nosso desejo de acumulação.

Os dois principais fatores que promoveriam o desejo de acumulação (formação de poupança) eram o motivo de herança e a propensão de exercitar o autodomínio (este último representado pelo grau dos nossos poderes intelectuais, e a consequente prevalência de hábitos de reflexão, e prudência).

Em contrapartida, os motivos limitantes para essa acumulação eram a incerteza da vida e a nossa empolgação para o consumo imediato.

Se avançarmos no tempo, na década de 70 o professor o Daniel Kahneman, ao tratar das maneiras como tomamos decisões conseguiu indicar, a partir de outros trabalhos de pesquisa, dois sistemas: Automático e controlado. O primeiro baseado na intuição e percepção e o último no raciocínio.

Acontece que uma das funções do sistema controlado é acompanhar a qualidade das operações mentais e do nosso comportamento. Assim a função autocontrole é suscetível a interferência. Com isso, quando estamos ocupados com atividades diárias somos mais susceptíveis a tomar decisões a outra tarefa conforme o que nos vem à mente.

E nem sempre o que nos vem à mente pode colaborar na formação de poupança.

Lidar com educação financeira é aprendizado contínuo e, estamos acostumados a consumir serviços de soluções imediatas (cursos curtos ou refeições rápidas são alguns exemplos). Logo os resultados em formar poupança devem ser desastrosos.

O mais importante: não há receita de bolo, cada um, conforme suas necessidades deve acompanhar sua Rendas e seus gastos.

Espero que tenham gostado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?