Então, o nível de letramento financeiro é um conjunto de conhecimentos, atitudes e comportamentos que ajudam a fazer boas escolhas no uso do dinheiro no dia a dia. No Brasil, dados do Banco Central (BACEN) indicam, através de uma escala que varia de 0 a 100, que o nível médio de letramento financeiro foi de 59,6, sendo maior para jovens de 16 a 24 anos (64,5) e homens (61,8); caindo entre os maiores de 60 anos (53,6) e para aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos (56).
O comportamento financeiro dos brasileiros, conjuntamente com a atitude ou postura financeira além de conhecimento financeiro foram as três dimensões utilizadas para definição do nível de letramento.
Para o chefe do departamento de promoção da cidadania financeira do BACEN os números indicam que o letramento financeiro dos brasileiros ainda pode melhorar, especialmente para alguns grupos específicos, como mulheres, idosos, pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos e moradores da região Nordeste.
Em paralelo a esta informação divulgada pelo BACEN dados do Valor Investe indicam o que esse nível de letramento é responsável. O avanço da inadimplência.
É uma realidade no país e o valor médio das dívidas em atraso por parte do brasileiro atingiu o maior nível para meses de outubro desde 2020. Para o Valor Investe o custo médio da dívida chegou a R$ 1.361, alta de 37% em relação a outubro de 2020 (R$ 993).
Somente mudamos comportamento através da educação no longo prazo.
De forma alguma tenho a solução para este problema, mas hipóteses podem ser levantadas e, uma delas, passa pela ausência da Educação Financeira e do entendimento das Finanças Comportamentais. Se na primeira temas como instrumentalização, mercado financeiro e produtos financeiros são importantes em Finanças Comportamentais compreendemos porque decisões (equivocadas) são tomadas (Neste espaço já comentei trabalho de pesquisa de uma aluna sobre a participação do conteúdo finanças comportamentais (27%) nos livros de Educação Financeira).
Não só o Estado como a iniciativa privada devem contribuir para melhora deste nível de letramento.
O que sua empresa tem feito atualmente sobre este tema?
Espero que tenham gostado.