Livros

Proteja-se de você mesmo e bata o mercado de ações no longo prazo

Não temos conhecimento do mercado de ações, não lidamos com estatísticas, não temos autocontrole, além de perdermos visão de longo prazo. Assim, nos apropriamos de alguns atalhos mentais que reduzem a complexa tarefa de avaliar probabilidades e fazer escolhas no mercado de ações. A ausência destas características nos torna imediatistas, prejudica a diversificação, nos torna facilmente influenciados por notícias, o que permite que compras e vendas desnecessárias sejam feitas, além de acreditarmos no “cavalo azarão”. Ao reconhecer que esses comportamentos são prejudiciais as nossas aplicações financeiras de longo prazo e que podemos buscar ajuda dos gestores de investimentos em ações com gestão ativa, estaremos nos protegendo de nós mesmos.

Aprenda a usar a HP12C

O objetivo do livro é apresentar os recursos da calculadora HP 12c e aplicá-los na definição do rendimento para Caderneta de Poupança, Certificado de Depósito Bancário e Previdência Privada. Podem, também, ser aplicados na definição das contraprestações para operações de Arrendamento Mercantil, das prestações do Crédito Direto ao Consumidor, do desconto dado em antecipações de Duplicatas, além do cálculo do IOF. Pela importância do mercado de capitais, a definição do risco, para títulos de Renda Fixa, através da duration, não ficou de fora desta obra. Já o risco para Ações é definido pelo desvio-padrão e pelo Coeficiente Beta, este último através da inclinação da reta. Tudo isso, graças à capacidade computacional da HP 12c, que reserva, além de operações financeiras, operações estatísticas. Como todos esses assuntos interessam a um expressivo número de profissionais de instituições financeiras, de empresas privadas, do governo, professores e estudantes de graduação, esta obra será de grande valia.

Tenha Modos com seu Dinheiro

“Em algumas situações as pessoas apresentam uma sensação fora de controle. Conscientemente sabem o que é melhor, mas são incapazes de implementar aquele curso de ação. Isto acontece porque boa parte do processamento cognitivo e afetivo não ocorre na sistemática das regras definidas pela economia padrão, mas, ao contrário, envolvem processos automáticos aos quais se tem pouco ou nenhum acesso introspectivo. [...] Isto ajuda a explicar os índices de fracassos de novas empresas e de negociações no mercado financeiro, pouca formação de poupança e baixo investimento em educação financeira [...] Como algumas famílias não poupam o suficiente para sua aposentadoria ou plano de saúde e como a redução do imposto de renda para aplicações de longo prazo parecem não funcionar adequadamente, uma solução dada é o vínculo automático a um plano de previdência privada.” Diante deste quadro, em que o processamento cognitivo e afetivo ocorre para resolver problemas evolucionários “O uso do GPS poderá auxiliar você e sua família, criando condições para que não protelem a independência financeira.”

Introdução a finanças e mercados de capitais

O mercado financeiro atual acaba exigindo que o aluno da área de finanças esteja habilitado para desenvolver e usar estratégias e técnicas eficazes, devendo para isso, apresentar um bom conhecimento profissional do cenário financeiro para que possa tomar decisões que atendam às expectativas dos acionistas do negócio. Assim, “Introdução a Finanças e Mercados de Capitais” alia os aspectos teóricos de finanças às aplicações práticas, trazendo uma série de informações que possibilita aos alunos, futuros gestores financeiros, entenderem as decisões tomadas. Tais decisões são pautadas nos aspectos do investimento, do financiamento, do pagamento dos dividendos, como também do relacionamento com o mercado financeiro e, em especial, com o mercado de capitais.

editora_ciencia_moderna_logo
editora_ciencia_moderna_logo
editora_ciencia_moderna_logo
editora_ciencia_moderna_logo
editora_ciencia_moderna_logo
editora_ciencia_moderna_logo
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?