clock, night, time-1673583.jpg

Evitando o estresse financeiro: um bom planejamento financeiro e durma bem

Estudos da Sociedade Brasileira do Sono revelou que de cadas três brasileiros um deles dorme mal. A pesquisa ouviu 43 mil em todo o Brasil e, através dela foi possível identificar que os problemas financeiros e distúrbios com saúde (a liberação de substancias no sangue e no sistema cardiovascular podem acelerar a formação de placas de arteriosclerose) são os principais vilões para a falta de sono. Logo, quando você e sua família estão atentos à situação financeira você também está cuidando de sua saúde.

Em sala de aula, para estudantes do curso de administração tenho explicado que atividades de planejamento, previsão, controle e coordenação fazem parte do dia a dia daqueles que se dispõem a gerenciar. Então, quando o assunto é finanças pessoais o controle é fundamental para que no final do mês você não tenha surpresas: desde ter que resgatar recursos de aplicações financeiras (o que também chamamos de reservas de emergência) até ter que renegociar uma dívida não prevista. E normalmente as dívidas são oriundas das compras feitas através do cartão de crédito.

Em Tenhas Modos com o seu Dinheiro, livro escrito em 2009, eu defini esta atividade de planejamento e controle como GPS, em referência a Global Positioning System, mas para o contexto literário estava referindo-me a Gerenciamento por Semana. Então através de registros semanais você terá uma melhor compreensão da sua Renda e da forma como está gastando a mesma. Lógico que nesse registro (para ter controle) não pode deixar de registrar os compromissos feitos no cartão de crédito.

Mas por que fazer esses registros?

Para os pesquisadores Knutson, Rick, Wimmer, Prelec e Loewenstein, em Neural Predictors of Purchases, os cartões de crédito permitem que as famílias não tenham a sensação que estão gastando. De maeira simples, o gasto feito em dinheiro em espécie tem maior efeito quando comparado com as compras feitas no cartão de crédito.

Se formos buscar na literatura encontraremos outras pistas que reforçam isso. Uma delas (How Credit Card Payments Increase Unhealthy Food Purchases: Visceral Regulation of Vices) realizada em 2011 pelos professores Manoj, Desai e Seenivasan, com 1000 famílias americanas revelou que as compras médias eram de U$38 quando pagas em dinheiro em espécie. Por outro lado, quando as compras eram realizadas por cartão de crédito, o valor médio era de U$66. Ou seja, perdemos de vista o todo.

Então, se você ou sua empresa dedicam algum tempo para falar de bons hábitos alimentares, discutir a importância e até mesmo estimular a prática de atividade física além da preparação para dormir bem, aconselho que já esta na hora de dedicar tempo para esclarecer e estimular a todos ao planejamento financeiro. Não importa a ferramenta, desde a mais simples, a exemplo do lápis e papel passando pelo mais sofisticada com o uso de sistemas de registros on-line. Cuidar da saúde não é somente cuidar da alimentação, das práticas de atividades físicas e do sono, mas é também cuidar das suas finanças.

Só modificamos aquilo que controlamos. Eu espero que tenham gostado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?