clock, money, growth-2696234.jpg

Estaremos hipotecando nosso futuro e agora o FGTS e o saque aniversário

Essa afirmação não é atual. Ela foi realizada pelo professor Mário Sérgio Cortella (A criança em seu mundo) no programa Roda Viva da TV Cultura há 10 anos. No entanto, a tecnologia tem permitido que nossas decisões seja rápidas, imediatas e práticas. Já conversamos que nem sempre os melhores resultados são obtidos quando as decisões são intuitivas ou perceptivas.

Nessas discussões estou percebendo que o FGTS e seu uso tem sido debate. Um deles é feito no Valor Investe. Mas o que vale para o FGTS?

O saque dregras específicas: casos de demissão sem justa causa, compra de um imóvel, aposentadoria ou doença grave.Existe também a modalidade chamada saque-aniversário, que representa um percentual do saldo no FGTS que pode ser resgatado anualmente, no mês do aniversário. Acontece que se eu fizer essa escolha, caso seja demitido sem justa causa só poderei sacar o valor da multa de 40%.

De outra forma, para sacar o saldo total será preciso esperar dois anos para voltar à opção anterior.

Agora, ainda é possível antecipar o saque aniversário por meio de um empréstimo bancário. O banco irá antecipar o valor do saque-aniversário e você poderá usar o valor da forma que julgar mais conveniente. Mas será um empréstimo, mesmo que a um custo mais baixo, terá juros.

Em outros posts tive a oportunidade de explicar que somos (de modo geral) preocupados com os resultados presentes deixando de lado as consequências futuras.

Vale lembrar: cautela na hora de tomar qualquer decisão que antecipe algum benefício (pode ser restituição do IR, Décimo Terceiro Salário).

Como a expectativa de vida alterou, também devemos alterar nosso planos de formação de poupança.

Espero que tenha gostado.

Deixe um comentário

Only people in my network can comment.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima