É hora de dar tchau? Dicas para escolher seu gestor de investimentos em ações.

Essa expressão, que virou pergunta neste post, ficou famosa no programa infantil Teletubbies. Com ela, quero dizer se há um momento específico para sair de um fundo de investimentos em ações. Vale dizer que no meu livro Proteja-se de você mesmo e bata o mercado de ações no longo prazo faço, a partir de observações de pesquisas acadêmicas uma análise de que não temos o conhecimento adequado para investir no mercado de ações.

Quer seja porque 1) não lidamos (de modo geral) adequadamente com estatística; 2) não temos autocontrole na tomada de decisões ou 3) perdemos de vista o longo prazo, tudo isto contribui para que sejamos imediatistas, facilmente influenciados por notícias além de acreditamos no cavalo azarão. Logo no livro faço a indicação da contratação de um gestor de investimentos em ações porque o mesmo estará mais preparado para esta jornada.

No entanto, no livro, apesar de alguns comentários sobre a rentabilidade por unidade de risco incorrido ser comentada como alternativa na busca do gestor de investimentos em ações, valem outras dicas sobre eles:

A primeira delas diz respeito a você acompanhar a estratégia adotada pelo de investimento de ações e, caso ocorra alguma tentar entender o risco desta mudança;

A segunda delas diz respeito a você comparar o desempenho do fundo de investimento em ações com outros fundos da mesma categoria. Vale lembrar que tem fundos de investimentos em ações que apresentam a estratégia de seguir o mercado de ações (índice da bolsa) e outros que buscam superar tal índice. Na hora, compare os fundos de mesma categoria.

A terceira delas é sobre a maneira como o fundo e seus gestores têm se comunicado com o mercado, indicando nos seus informes de maneira clara uma estratégia de investimentos confiável.

Não querendo ser repetitivo, mas no livro explico que a maior rentabilidade de um fundo deve levar em consideração a exposição ao risco (volatilidade, cuja medida mais simples é o desvio-padrão). Logo, ao avaliar a rentabilidade por risco incorrido se ela estiver “tirando seu sono” eu aconselho que é hora de dar tchau.

Espero que tenham gostado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?