meeting, business, architect-2284501.jpg

A importância do planejamento financeiro e o impacto do improvável

Nas primeiras aulas de Fundamentos de Administração Financeira tenho a oportunidade de apresentar aos alunos as decisões específicas do gestor financeiro e as gerais.

Nas específicas (somente profissionais da área estão mais envolvidos com elas) apresento as decisões de investimento (capital de giro ou fico), as de financiamento (capital de terceiros e próprio), as políticas de dividendos (o que fazer com os resultados obtidos, distribuir ou reinvestir na empresa?) bem com relações com o mercado financeiro (aquisição de ativos financeiros para proteção das oscilações de taxas, câmbio ou até mesmo preços de commodities).

Nas gerais (qualquer gestor, inclusive os gestores financeiros) apresento as decisões de previsão (que é diferente de futurologia), planejamento com uma espécie de mapeamento das atividades a serem elaboras, coordenação e controle como uma rotina de acompanhar o realizado com o previsto. Desta forma, será possível corrigir eventuais atividades ou propor mudanças.

Todas são importantes, mas por conta da Reportagem do Valor Investe (Por que as pessoas fazem planejamento financeiro? E por que não fazem?) irei tratar do planejamento.

Assim, para reportagem o Planejamento financeiro é feito para:

Organizar as finanças;
Gerenciar as despesas do mês
Juntar para a aposentadoria.

Vale dizer que a Reportagem cita uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Planejamento Estratégico (Ibespe) e pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar) com 650 pessoas em sete capitais diferentes das regiões Sul e Sudeste do país.

Em a lógica do Cisne Negro professor Nassin Taleb trata da importância do impacto em nossas vidas do improvável. Por isso, qualquer planejamento financeiro por mais adequado que seja deverá contar com Reservas para Emergências. Aquilo que em nosso Condomínio tratamos de Fundo de Reserva (que é diferente da Taxa Extra). Logo, o planejamento deve levar em consideração a importância do altamente improvável.

Por que não fazer Planejamento financeiro? Essa também foi uma preocupação da pesquisa que revelou:

Não ter renda o suficiente;
Não saber como fazer;
Não ter disposição.

Não há duvida da importância do Planejamento Financeiro. Na pesquisa fica claro algumas lacunas que devem ser supridas pelas instituições financeiras, universidades, escolas e até mesmo nossas empresas. A chave é a capacitação das pessoas.

Espero que tenham gostado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?