mixing, mixer, music-1584267.jpg

A importância da diversificação para finanças e as declarações da cantora Anita

Em recente reportagem ao Valor Investe a cantora Anita, que gerencia sua própria carreira e direciona o caminho de seus negócios, afirmou que estar à frente de todas as vertentes do seu trabalho garante a ela independência no longo prazo. Na reportagem a cantora afirma que não gosta da ideia de fazer apenas um lado da carreira ter sucesso, por isso ataca em tudo para que no futuro eu consiga fazer sozinha, caso mude de ideia. A sua prioridade é ser feliz, sentir prazer. Assim, caso ela precise mudar a rota no meio do caminho terá outras possibilidades.

Que lições podemos tirar desse depoimento?

Algumas lições: a primeira delas é ter pensamento no longo prazo. Em alguns post faço questão de referenciar que, de modo geral, temos uma tendência ao curto prazo. Também já fiz diversos alertas a maneira como o mercado financeiro responde as nossas expectativas: antecipação da restituição do imposto de renda e antecipação do décimo terceiro salário são alguns produtos que atendem a esse desejo de curto prazo. Logo, saber esperar é uma virtude fazer parte do nosso “portfólio” de habilidades.

E por falar em portfólio, uma outra lição pode ser extraída. Também em finanças temos uma teoria: Moderna Teoria de Portfólio. Baseada no Trabalho do professor Harry Markowitz (Nobel em Economia) ao diversificamos nossa carteira de investimentos, constituindo a mesma de diferentes ativos financeiros, teremos uma dada rentabilidade com menor risco. Ou seja, ao compor investimentos com diferentes características (liquidez, rentabilidade e risco) o risco é reduzido. Com isso, a cantora está, no longo prazo, tendo a oportunidade de usufruir dos resultados advindos de suas escolhas, inclusive, podendo escolher quais delas.

Inevitavelmente (por conta do livro Proteja-se de você mesmo e bata o mercado de ações no longo prazo) o que também me chama à atenção em uma de suas declarações é buscar ajuda. Se no mercado financeiro existem alguns cursos para o faça você mesmo (por uma série pesquisas está claro que os resultados não são favoráveis no longo prazo), a cantora prefere ajuda. Isso fica claro quando a mesma diz não dispensar ajuda de nada, seja astrologia, terapia, numerologia e afins. Ela diz estar num momento que não quer perder tempo. A cantora quer direcionar sua “energia” para o que ela acredita. Também acredito que a ajuda de profissionais ajudam a alavancar resultados e, no caso da cantora Anita, a própria carreira.

Assim, no “mundo financeiro” ao contrário de seguir atalhos e procedimentos práticos que devem render milhões em cursos (recomendo a leitura do Nassin Taleb sobre as profissões escaláveis) o mais indicado é o que a cantora Anita faz para sua carreira: contrate um profissional com certificações aceitas pelo mercado financeiro para gerir suas aplicações financeira. Peça ajuda de especialistas e siga com constância em sua carreira. Mas a qualquer custo evite comparações. A lição do escritor americano Max Ehrmann ao dizer que “Se você se comparar aos outros, pode tornar-se vaidoso ou amargo, porque sempre existirão pessoas superiores e inferiores a você”, talvez ajude.

Espero que tenham gostado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?