christmas gift, christmas, parcel-3019973.jpg

“Muito dinheiro no bolso saúde pra dar e vender”

O título deste post é um trecho de uma valsa e chama “Fim de ano”. A valsa foi escrita pelo jornalista e compositor David Nasser em parceria com Francisco Alves e interpretada originalmente pelo cantor paulista João Dias, em 1951. E ainda é lembrada por todos nós.

Mas como ter muito dinheiro no bolso? E ter muito dinheiro no bolso afeta sua saúde?

São indagações que não cabem uma única resposta. Existem, assim algumas maneiras de poupar como existem possibilidades de você ter sua saúde comprometida em busca de maior produtividade e, portanto, remuneração. Ou não: tem aqueles que conseguem produtividade sem afetar a sua saúde.

Na reportagem do Valor Investe a educadora financeira Aline Soaper trata do tema planejamento.

Nos cursos de administração tenho a oportunidade de tratar com meus alunos de Previsão, Planejamento, Coordenação e Controle, sendo está última decisão fundamental para que eles possam verificar o Planejamento com a Execução e, se necessário, estabelecerem alterações para que ao final do período analisado os objetivos sejam cumpridos.

Na reportagem o Orçamento é lembrado. Ele é peça fundamental para você entender o que está previsto como Entrada de dinheiro e o que pode sair (gastos). Infelizmente ao não ter pleno domínio é possivel que as Entradas (Renda) sejam confundidas com crédito.

O crédito só irá permitir, de modo geral, a antecipação dos seus desejos (mercadologicamente também definido por sonhos) e seu endividamento, possívelmente estará garantido. Por isso, é bom lembrar que os presentes e a ceia são tão somente oportunidades de estarmos próximos daqueles que gostam. Lembre-se que depois das festas natalinas e de final de ano nada irá mudar. Ou seja, uma série de compromissos estarão por vir: férias, matrícula e material escolar, iptu, carnaval, ipva, reajuste do plano de saúde, além dos feriados e datas comemorativas.

Logo favor não hipotecar seu futuro contraindo dívidas ou antecipando valores a serem recebidos (IR bem como 13o salário) na realização dos seus desejos.

Organize sua vida e, conforme já tive oportunidade de comentar aqui e no livro Proteja-se de você mesmo, corra da maldição social. Não comprometa sua saúde buscando um padrão de vida incompatível com sua situação financeira. Qualidade de vida no trabalho é fundamental para você e sua família.

Espero que tenham gostado.

Deixe um comentário

Only people in my network can comment.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima