25 anos depois a Hipótese do Mercado Eficiente e a busca por um gestor de investimentos

Ao reconhecer que as aplicações financeiras de longo prazo devem ser feitas com a ajuda de gestores de fundos investimentos de ações (forma prática de acessar a bolsa de valores) estaremos nos protegendo de nós mesmos.

Quem disse isso professor? Eu disse isso numa postagem bem como no livro Projeta-se de você mesmo e bata o mercado de ações no longo prazo (Editora Ciência Moderna). A ideia do livro é de alertar que o mercado de ações requer alguns cuidados e, acompanhamento. Nem sempre temos tempo para isso. Daí você deve pedir ajuda.

Mas professor pedir ajuda para quem? Para os profissionais do mercado (gestores de investimentos) que dedicam-se a escolha das ações com o objetivo de, a partir de um dado risco, entregar uma rentabilidade superior ao do mercado de ações (índice da bolsa de valores, por exemplo).

Semelhante a postagem anterior é inevitável não tratar da Hipótese do Mercado Eficiente. Nela, não é possível ter rentabilidade maior do que a do mercado de ações. Os livros textos de finanças tratam a hipótese sob três formas, a saber: fraca, semiforte e forte, Na forma semiforte podemos pressupor que há margem para que alguns gestores de investimentos consigam ganhos superiores. Lógico que isto deve ser visto num horizonte de tempo que privilegie o longo prazo.

Em recente reportagem ao Valor Econômico, sobre a Hipótese do Mercado Eficiente, o professor Eugene Fama (prêmio Nobel de Economia em 2013) relata que o mercado eficiente é um modelo.

Devem, então, existir situações em que apesar dos preços já incorporarem todas as informações (preços históricos; informações financeiras das empresas e informações do mercado) é possível ter rentabilidade superior ao do mercado de ações.

Na reportagem Eugene fama diz que a Hipótese do Mercado Eficiente é uma hipótese não uma realidade. No entanto, mesmo não sendo uma realidade existem situações em que a hipótese não manifesta-se.

Embora a economia comportamental seja a antítese da Hipótese do Mercado Eficiente, e que a sabedoria das multidões (Francis Galton e a competição de palpites em um vilarejo para adivinhar o peso de um boi) faça o mercado funcionar de maneira eficiente, o outro lado diz que o emocional provoca bolhas no mercado financeiro.

Para o professor Eugene Fama os dados empíricos estão corretos mas discorda sobre a interpretação. Mas do que isso, a hipótese do mercado eficiente é um modelo que serve a um propósito: os investidores não irão conseguir superar o mercado.

Pouco diferente da reportagem (anomalias à parte) alguns poucos gestores de investimentos tem conseguido rentabilidades superiores ao do mercado de ações. Se quisermos eliminar sorte de competência devemos usar o longo prazo como parâmetro. É logico que se o mercado é eficiente todos devem ser rentabilidades compatíveis com as do mercado de ações, no entanto, isso não inviabiliza a possibilidade de gestores “entregarem” rentabilidades superiores ao do mercado de ações.

O maior desafio agora é identificar no mercado esses poucos gestores de investimentos e ir divertir-se com sua família, deixando esse trabalho com quem entende de “escolher e combinar” ações.

Espero que tenham gostado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?